Lego Words
A escolha mais óbvia inicialmente, LEGO Worlds traz um mundo para construir com ainda mais liberdade e detalhes que o de Minecraft, junto com a popular franquia de blocos de construção LEGO. Com uma poderosa interface, jogadores podem criar complexas estruturas em segundos, enquanto visitam mundos habitados por animais e criaturas fantásticas que podem ser convertidas em montarias.
Terraria
Conhecido por muitos jogadores como um “Minecraft em 2D”, o mundo de Terraria oferece grande liberdade para cavar em busca de minérios e enfrentar inimigos, mas segue em uma direção própria bem profunda. É possível criar suas próprias casas, vilas, enfrentar chefes e eventualmente lutar contra uma força que pretende corromper o mundo.
Unturned
Enquanto os zumbis de Minecraft são apenas alguns dos monstros esporádicos do jogo, Unturned tem um apocalipse em larga escala, repleto de mortos-vivos pelas ruas. Porém, para que consigam sobreviver, os jogadores também terão acesso a muito mais opções, como armas de fogo e veículos que podem ser dirigidos.
The Forest
Não recomendado para os mais jovens, The Forest começa como um jogo de terror em que você está cercado de criaturas assustadoras e precisa aprender a sobreviver. Porém, conforme a aventura segue adiante, são introduzidos muitos elementos de crafting e construção, que lembram Minecraft.
Dead Acres
Com seu combate contra zumbis com armas de fogo, Dead Acres lembra Unturned, mas ele também apresenta algumas ideias novas. Quando não está enfrentando os mortos-vivos durante o dia, o jogador precisa plantar comida para sobreviver e proteger suas plantações com a ajuda de armadilhas criativas.
Craft the World
As mecânicas de Craft the World começam parecidas com as de Minecraft e Terraria, mas o jogador tem sob seu comando uma tribo de gnomos para ajudá-lo nas construções. O objetivo é conseguir recursos e construir uma fortaleza poderosa para enfrentar monstros que surgem no mapa, o que dá um toque de “Tower Defense” ao game.